Um helicóptero oferecido pelo país já está em operação no estado

O governo federal dispensou uma oferta do Uruguai de equipamentos para ajudar no regaste das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

O Uruguai ofereceu lanchas, um avião de transportes e drones para auxiliar nas ações, depois que o governador Eduardo Leite pediu apoio às autoridades do país vizinho, no sábado. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo.

A lista de material disponibilizado inclui duas lanchas motorizadas, com tripulações; dois drones para busca de pessoas, também com pessoal para operação; e o avião de transporte Lockheed KC-130 — que seria usado tanto para carregar os equipamentos quanto para envio de doações.

O Ministério da Defesa disse em nota à Folha que o Comando Militar Conjunto "declinou da oferta da aeronave por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre". Acrescentou ainda que o Brasil possui a aeronave KC 390 "que atende a necessidade dos transportes, pois pousa em pista menor e transporta maior carga". Além disso, disse que o trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das Forças Armadas.

José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul, disse ao jornal que recebeu uma informação "extraoficial" que o comando das operações no estado "achou que não era necessário" o equipamento.

Anteriormente, o governo brasileiro já havia liberado o empréstimo de um helicóptero de salvamento do Uruguai. A aeronabe já está operando no Rio Grande do Sul.


Fonte: O GLOBO