Empresa que administra o local disse que 'subestimou o número de pessoas interessadas em escalar a montanha' e suspendeu temporariamente a venda de ingressos para a atração

Um grupo de turistas que escalava a Montanha Yandang, no leste da China, ficou parcialmente preso num penhasco por mais de uma hora devido à superlotação. O caso, noticiado pela imprensa local no último sábado, foi registrado por imagens aéreas. Nelas, é possível ver que os escaladores ficaram agarrados a uma corda ao longo da via ferrata.

A Wenzhou Dingcheng Sports Development Co., Ltd, empresa que gerencia o local, disse que “subestimou o número de pessoas interessadas em escalar a montanha”. Em comunicado, a companhia afirmou: “Devido à nossa má avaliação de quantos clientes viriam, à falta de controles de tráfego eficazes, como um sistema reserva de ingressos, e deficiências na gestão do local, os clientes ficaram presos na rota de escalada”.

A empresa também disse que estava suspendendo temporariamente a venda de ingressos enquanto lidava com a situação internamente, e pontuou que implementaria um sistema de controle de tráfego para os visitantes no futuro. Segundo a imprensa local, apesar do inconveniente, a segurança dos turistas estava “garantida”, e quem desejou sair pôde pedir resgate, que custa 300 yuans (R$ 215).

A Montanha Yandang fica a cerca de 410 quilômetros ao sul de Xangai, na província de Zhejiang, e tem 1.150 metros de altura. Conforme publicado pela CNN, a primeira semana de maio é feriado do Dia do Trabalho na China, o que contribuiu para o grande número de visitantes na área. Local popular no país, a montanha foi indicada ao Patrimônio Mundial da Unesco em 2001 e permanece na lista provisória.


Fonte: O GLOBO