Leão do Pici tem média de 0,84 gols sofridos por jogo nesta temporada

Depois de ser goleado em casa pelo Criciúma por 4 a 0, no Brasileirão, o Vasco terá a melhor chance de ser reabilitar na temporada. Pela Copa do Brasil, o Cruzmaltino tem a oportunidade de virar a chave frente ao Fortaleza, fora de casa, nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no Castelão, em jogo de ida da terceira fase.

Sem comando técnico após a saída de Ramón Diáz, o Vasco pode aproveitar os pontos fracos do Fortaleza para surpreender conquistar um bom resultado para espantar a crise e abrir uma boa vantagem para o jogo de volta, no próximo dia 21 de maio.

Mas quais são os pontos vulneráveis do time treinado por Juan Pablo Vojvoda que podem ser o caminho para o Cruzmaltino retornar ao caminho das vitórias? O time cearense sofreu 22 gols na temporada até o momento, ao longo de 26 partidas, e os lances foram analisados pelo GLOBO para detectar algum ponto a ser explorado pelo Vasco.

Segundo o levantamento, o Fortaleza tem como principal ponto fraco os últimos 15 minutos de partida. Dos 22 gols analisados, quase a metade deles, cerca de 41%, foram sofridos a partir do minuto 30 do segundo tempo. Algo que pode ser bem aproveitado em um momento de pressão na partida por parte do time do Vasco.

Raio-x: veja os detalhes dos gols sofridos pelo Fortaleza em 2024 — Foto: Editoria de Arte

Outro ponto a ser destacado de forma negativa é a quantidade de gols de pênalti sofridos pelo time cearense. A indisciplina pode ser algo que o Vasco pode aproveitar para marcar gols no Castelão. Dos gols analisados, 27,27% deles foram sofridos diretamente da marca da cal.

Mais um aspecto que pode ser explorado pelo Vasco é a vulnerabilidade do jogo aéreo e a zona central da defesa do Fortaleza. 31,82% dos gols sofridos pelo time de Vojvoda foram pelo meio da área, e desses gols, 57,14% foram em jogadas de bola aérea (cruzamentos e escanteios).

Para o duelo desta quarta-feira, o Vasco não contará com Dimitri Payet, que nem viajou com a delegação para Fortaleza. Segundo informações divulgadas pelo clube, o meio-campista francês seguirá em trabalho de performance, de acordo com cronograma pré-estabelecido pelo DESP (Departamento de Saúde e Performance).

O Cruzmaltino será comandado por Rafael Paiva, técnico do Sub-20 que está no cargo de forma interina enquanto o clube busca um substituto para o lugar de Ramón Díaz, que deixou o clube após a goleada sofrida no último sábado, frente ao Criciúma, em São Januário.

A bola rola no Castelão a partir das 19h (horário de Brasília), e a partida terá transmissão do Sportv e do Premiere para todo Brasil.


Fonte: O GLOBO