Tricolor é o único time nesta casa de porcentagem, segundo os cálculos da UFMG, e o que corre maior risco entre os 20 clubes da Série A no momento

A derrota do Fluminense para o Atlético-GO, por 2 a 1, no Maracanã, no último sábado, fez o tricolor entrar na zona de rebaixamento do Brasileirão e ver suas chances de rebaixamento para a Série B dispararem. Ao final da 9ª rodada, a equipe de Fernando Diniz ocupa a 19ª colocação, com apenas seis pontos e, de acordo com a ferramenta Bola de Cristal, do GLOBO, tem 51,50% de probabilidade de queda.

A Bola de Cristal calcula as probabilidades de cada time ser campeão, garantir vaga na Libertadores ou cair para a Série B, fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Neste momento, o Flu é o time que lidera as chances de rebaixamento. O lanterna Vitória — também tem seis pontos, mas perde por um no saldo de gols — é o segundo na lista, com 47,40%. Portanto, o time carioca é o único que passa da casa dos 50%.

Três grandes do futebol brasileiro também se apresentam em risco após estas primeiras rodadas. O Corinthians, 16º colocado, primeiro fora do Z4, é o terceiro com mais chances de rebaixamento (43,50%), seguido pelo Vasco, 15º colocado (43%).

Logo após o Cuiabá, que é o 14º colocado e apresenta 40,90% de risco, aparece o Grêmio, com 36%. O tricolor gaúcho é o 17º na tabela, mas ainda tem dois jogos a menos em relação aos concorrentes, tal qual o Criciúma.

Buscando uma recuperação urgente para se desvencilhar da briga contra o rebaixamento, o Fluminense entra em campo pela 10ª rodada nesta quarta-feira. A partir das 21h30, visita o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte.


Fonte: O GLOBO