Encontro entre os dois líderes teve como objetivo de reforçar os laços de defesa entre os países com armas nucleares, em meio da ofensiva militar de Moscou na Ucrânia

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, ganhou mais uma limusine de luxo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a visita do russo à Coreia do Norte. A dupla passeou pelas ruas da capital Pyongyang com o modelo Aurus Senat, que basicamente copia famosos modelos do Ocidente produzidos pela Rolls-Royce.

Lançado em 2018, o veículo chegou ao mercado por cerca de R$ 788 mil, mas é vendido atualmente por R$ 1,5 milhão. O Senat tem um motor V8 biturbo híbrido desenvolvido em parceria com a Porsche, capaz de gerar 598 cavalos de potência. O motor elétrico alternativo gera 63 cavalos.

Aurus Senat — Foto: Reprodução

O interior requintado possui dois assentos reclináveis para passageiros, lembrando mais o interior de um jato privado. Entre outras amenidades, o carro tem frigobar, mesas e acabamento em couro e madeira.

A mesma fabricante também é responsável pelo Aurus Arsenal, uma minivan luxuosa com com 5,9 metros de comprimento, 3,5 metros entre os eixos, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Pesando quatro toneladas por conta da blindagem, ela usa um motor 4.4 V8 TwinPower Turbo a gasolina de 598cv de potência junto de um motor elétrico de 63cv junto de um câmbio automático de 9 marchas. A bateria de tração da marca suíça Enertech é instalada no eixo traseiro.

Interior do Senat — Foto: Divulgação

O encontro entre os dois líderes teve como objetivo reforçar os laços de defesa entre os países com armas nucleares, em meio da ofensiva militar de Moscou na Ucrânia. Putin anunciou a assinatura de um “documento fundamental” que será a base das relações entre a Rússia e a Coreia do Norte, acrescentaram as agências.

Putin também convidou Kim para visitar Moscou. Os dois países são aliados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) e reforçaram suas relações no início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.


Fonte: O GLOBO