Também houve redução no emprego e nos níveis de estoques no mês passado, conclui pesquisa da confederação

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que houve recuo na produção, no emprego industrial e nos níveis de estoques em maio, refletindo os impactos dos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul.

O índice de evolução da produção industrial caiu de 51,2 para 47,4 pontos na transição de abril para maio. Após dois meses mostrando avanço da produção, o índice se encontra abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que significa queda na produção.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, afirma que apesar de ser comum para o período, o recuo foi mais intenso que o usual, influenciado pelos dados da produção na região Sul em decorrência dos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul: o índice para a região atingiu 39,6 pontos.

O índice de evolução do número de empregados também ficou abaixo da linha de 50 pontos em maio. O indicador recuou de 50,1 pontos para 49 pontos na passagem do quarto para o quinto mês do ano. O índice passou a amostrar queda no número de empregados após três meses.

Os indicadores de expectativa de demanda, de compras de matérias-primas, de número de empregados na indústria e de quantidade exportada avançaram pouco e permanecem em patamar otimista. O indicador de intenção de investimento avançou 0,5 ponto de abril para maio e atingiu 57,4 pontos em junho. Com o avanço, o índice se encontra 5,5 pontos acima da média histórica da série, de 51,9 pontos.


Fonte: O GLOBO