Skatista eliminou volta para tentar novamente a manobra e ter a nota completa

Uma decisão que pode ter custado a classificação do brasileiro Giovanni Vianna às finais do skate street masculino chamou a atenção nesta manhã nas Olimpíadas de Paris-2024. Faltando duas rodadas, o skatista ainda precisava de uma nota para sua somatória. Na penúltima tentativa, ele executou uma manobra sem cair, mas pediu para os juízes cancelarem sua nota -- o que causou surpresa.

Na volta final, Giovanni tentou novamente o movimento, caiu, ficou sem nota e acabou eliminado. Caso o skatista não tivesse pedido para cancelar a nota anterior -- que tinha potencial de ser alta --, poderia ter chances de ficar entre os oito primeiros que avançavam à final.

Por que Giovanni Viana pediu para cancelar nota no skate?

A explicação é a seguinte: Giovanni não conseguiu executar com perfeição a manobra que desejava na penúltima volta. E, pelo regulamento, ele não poderia repetir o movimento na última volta para tentar uma melhor nota. Por isso, ele pediu para cancelar a nota, para tentar a manobra novamente e buscar uma nota maior.

À reportagem, Giovanni afirmou acreditar que a pontuação de sua penúltima volta não seria suficiente para a classificação, por isso tomou a decisão.

- Fui mandar uma manobra que era pra pegar com a parte de trás do skate. Acabou pegando na parte do meio do shape. Fiz outra manobra, que não foi a que eu queria. E essa manobra que eu mandei valeria uns 65, 70 pontos. Se eu não fizesse o X (pedindo a anulação), ela iria contar. E aí, se na manobra seguinte eu fizesse o que queria, o que deveria ser um 92, 93, iria para uns 85 pontos. E isso não ia ser bom, eu não passaria de qualquer jeito (para a final). Eu precisaria da nota cheia - explicou Giovanni.

O nome da manobra que Giovanni tentou é fakie backside front smith.

Criticado nas redes sociais

A atitude do skatista brasileiro foi duramente criticada pelos fãs nas redes sociais. Confira as opiniões compartilhadas no X:


Fonte: O GLOBO