A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, uma sessão solene em homenagem às instituições paramaçônicas Ordem Demolay e Ordem das Filhas de Jó. O evento proposto pelo deputado Pedro Longo (PDT), que destacou a importância dessas organizações na formação de jovens, tanto no aspecto moral quanto no desenvolvimento de lideranças, contou com a presença de membros das duas organizações, autoridades locais e convidados, que prestigiaram o evento em reconhecimento ao trabalho dessas instituições.
Ao dar início a cerimônia, o presidente em exercício do parlamento acreano, deputado Pedro Longo, ressaltou a importância das ordens maçônicas para a sociedade, especialmente em tempos de violência e conflitos. O parlamentar ressaltou que, como “Paz Grão-Mestre”, é testemunha da “contribuição que essas ordens têm dado ao longo do tempo”.
Segundo ele, é essencial reconhecer que, mesmo em um cenário difícil, ainda há jovens “dedicados a cultuar valores e princípios”, algo que ele atribui diretamente à maçonaria, que “abriga, acolhe e fornece as condições de trabalho” necessárias.
A Ordem Demolay, uma organização juvenil ligada à maçonaria, é voltada para o desenvolvimento de jovens do sexo masculino, com idades entre 12 e 21 anos, e é conhecida por suas ações sociais e educacionais. Já a Ordem das Filhas de Jó tem um trabalho semelhante, porém focado nas jovens mulheres. “Essas ordens são essenciais para moldar a cidadania e o compromisso com a sociedade”, acrescentou Longo.
Durante a sessão, também foram destacados os projetos sociais desenvolvidos pelas ordens, que contribuem para a comunidade local. Representantes das instituições paramaçônicas presentes na Aleac agradeceram a homenagem, reafirmando seu compromisso com os princípios que defendem.
“É uma oportunidade muito grande de mostrar o apreço que eu tenho por essa Ordem e por todos os paramaçônicos presentes”, afirmou, João Augusto Pessoa, mestre conselheiro do capítulo José Ferreira de Araújo. Ele ainda ressaltou o valor dos princípios e bons costumes que norteiam as atividades da instituição, agradecendo a todos pela atenção.
Em seguida, a honorável rainha do Bethel nº 01, Geovana Hechenberger de Souza, destacou o compromisso das Filhas de Jó com a promoção de valores como “fé, virtude e respeito”, além do trabalho filantrópico realizado pela organização.
Fundada em 1920, nos Estados Unidos, a instituição tem como missão formar jovens líderes capazes de impactar suas comunidades de maneira positiva, sempre guiadas pelos princípios de amor, serviço e progresso. “Nosso objetivo é moldar jovens mulheres para que se tornem líderes capazes de impactar suas comunidades e o mundo de forma positiva, promovendo o bem e o progresso”, afirmou Geovana.
Ela também ressaltou a trajetória da organização no estado do Acre, onde está presente há 24 anos por meio dos Betheis 01, 02 e 03, localizados em diferentes cidades do Estado. Ainda segundo Geovana, a união e a harmonia são essenciais para “carregar o legado de Jó”, e a fraternidade entre os membros transcende o tempo.
“Temos o privilégio de cultivar esses laços e formar amizades que transcendem o tempo”, disse. Em suas palavras, a sessão foi uma oportunidade de agradecer o apoio recebido e reforçar a missão das Filhas de Jó em continuar servindo e aprendendo com a comunidade.
Já José Hendeson Cortez, Grande Secretário de Assuntos Paramaçônicos – GLEAC, e Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay, destacou o papel fundamental das ordens paramaçônicas, enfatizando que a maçonaria tem como objetivo “tornar feliz a humanidade”.
Segundo ele, essa missão é realizada por meio de estruturas como a Grande Loja Maçônica e suas ordens paramaçônicas, que “imputam valores primeiro no seio da família e, consequentemente, no seio da sociedade”.
Hendeson também elogiou o papel das ordens paramaçônicas na formação de jovens que, ao internalizarem conceitos positivos desde cedo, refletem esses valores em suas vidas públicas e profissionais. “A maçonaria conseguiu trazer para o seu seio toda essa convergência familiar”, afirmou, mencionando ainda a importância da Ordem das Filhas de Jó e da Estrela do Oriente, que reforçam os laços familiares e o respeito às virtudes fundamentais da sociedade.
Em sua fala, José Cavalcante Damasceno, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Acre, enfatizou que a maçonaria, cujo lema é “liberdade, igualdade e fraternidade”, tem como missão “tornar feliz a humanidade” através do respeito às crenças e ao compromisso com a filantropia. Além disso, ele sublinhou o papel fundamental das ordens paramaçônicas, que promovem valores morais e sociais no seio familiar e na sociedade, agregando mais de 10 mil pessoas no Acre, entre maçons, suas esposas e filhos.
O Grão-Mestre também destacou o envolvimento de sua própria família, mencionando sua esposa Célia e sua filha Ingrid, que participam ativamente nas Estrelas do Oriente e na Ordem das Filhas de Jó, respectivamente, como exemplo de como a maçonaria fortalece os laços familiares e cultiva líderes para o futuro.
Ao final da solenidade, o deputado Pedro Longo foi homenageado no centro do plenário pelos membros da Ordem Demolay, pela realização da sessão solene.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale
0 Comentários