Cerimônia ocorreu no teatro da Ufac. Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano.
Diplomação encerra pleito 2024 — Foto: Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre
Porto Velho, RO - O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) diplomou, nesta terça-feira (17), o prefeito reeleito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), do vice-prefeito eleito, Alysson Bestene (PP) e os 21 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura.
A cerimônia ocorreu no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), na capital, e contou com a participação de autoridades locais e familiares dos diplomados.
Com a diplomação, todos os eleitos estão aptos a assumir seus cargos no próximo ano. O presidente do TRE-AC, desembargador Alberto Júnior, destacou que Justiça Eleitoral cumpriu seu papel ao 'fazer eleições eficientes, legítimas e tranquilas em que a urna eletrônica demonstrou total confiabilidade e utilidade para trazer um resultado rápido e eficiente'.
"Foi um processo muito tranquilo, caracterizado pela efetiva participação da população de forma ordeira, a colaboração de toda das instituições parceiras, as forças de segurança, então, foi realizado um planejamento com muita antecedência, muito diálogo, muita troca de informações e, graças a Deus, com apoio de todos, estamos realizando a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos", celebrou.
O prefeito Tião Bocalom disse que vai continuar com o trabalho desenvolvido no primeiro mandato e agradeceu a nova oportunidade dada pela população.
Banda da Polícia Militar se apresenta na diplomação dos eleitos em Rio Branco — Foto: Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre
"Recebo o quinto diploma de prefeito, ou seja, o quinto mandato, três em Acrelândia e dois aqui em Rio Branco. Agradeço a Deus em primeiro lugar, mas também nossa população que entendeu o trabalho que a gente vinha fazendo no primeiro mandato e nos deu essa oportunidade de mais quatro anos para continuar fazendo o mesmo trabalho, tratando bem o dinheiro público e procurando cuidar das pessoas, da nossa cidade e do campo", reforçou.
O governador Gladson Cameli participou da cerimônia e confirmou que Bocalom e Alysson tem total apoio de sua gestão. "Parceria em todos os sentidos, desde infraestrutura, saúde e educação. Aquilo que a gente puder fazer para alcançar o maior número de pessoas, melhorar as ruas de Rio Branco e outros investimentos, vamos fazer", reafirmou.
Bocalom e Alysson tomam posse no dia 1º de janeiro de 2025. Já os vereadores da nova legislatura serão empossados em fevereiro, quando se inicia o ano legislativo.
Reeleito em 1º turno
Tião Bocalom nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos e meio (1993 a 1996 e 2001 a 2005). Aos 71 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR).
Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política. Eleito prefeito de Rio Branco no pleito de 2020, ele agora tenta a reeleição.
As eleições deste ano definiram a nova composição da Câmara Municipal de Rio Branco, que conta agora com 21 vereadores. O Progressistas (PP) foi o partido que mais elegeu vereadores, com seis. Em seguida, figuram PL, MDB e União, com 3 vereadores cada. Bruno Moraes (PP) foi o mais votado, com 5.898 votos. (Confira a lista completa aqui).
Em comparação com as Eleições de 2020, sete candidatos foram reeleitos e 14 novos foram eleitos, o que representa uma renovação de 66%. Este ano, foram eleitas duas mulheres, mantendo a mesma quantidade do último pleito.
Fonte: G1
0 Comentários